Reunião Comissão Crise Hidrica

9 de junho de 2015

Comissão de Crise Hídrica amplia debate com intensa programação

Presidindo a Comissão Especial de Crise Hídrica do Brasil, o deputado federal Celso Pansera anuncia uma programação de peso que irá acontecer em junho e julho. A agenda foi definida numa reunião, no último dia 2, já com o primeiro encontro marcado para esta terça-feira, 9.

O tema de abertura será “Diagnóstico da situação hídrica em âmbito mundial”, exatamente a que se propõe o plano de trabalho da Comissão. No debate, a conselheira sênior da ONU para água e co-fundadora do projeto Planeta Azul, Maude Barlow, e o presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, darão uma visão geral sobre os recursos hídricos.

–  A bateria de agendas visa mapear a situação hídrica no Brasil, principalmente na Região Sudeste, que é a que mais sofre os impactos na atualidade. Tratamos de elaborar uma programação com entes públicos, sociedades organizadas e pesquisadores do tema para um aprofundamento desse trabalho – ressalta o parlamentar.

Quem quiser saber da agenda da Comissão, já pode ficar atento à programação:

Diagnóstico da situação hídrica no Brasil – dimensões clima e solo

Convidados: Prof. Dr. Carlos Afonso Nobre, da Universidade de São Paulo (USP) e Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE); Prof. Dr. Paulo César Nascimento, do Departamento de Solo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Aspectos jurídicos do uso e conservação dos recursos hídricos

Convidados: Dr. Bergson Cardoso Guimarães, coordenador das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande; Prof. Dr. Cid Tomanik Pompeu, procurador aposentado do DAEE/SP; Dr. Antônio Hermann Benjamin, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Sra. Eliane Barbosa, diretora de Gestão de Águas e do Território do Instituto do Meio Ambiente (Inea-RJ)

A crise hídrica e atuação da sociedade civil

Convidados: Sra. Marussia Wataly, da Aliança pela Água; representantes da Rede Brasil de Organismos de Bacias Hidrográficas e da Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental

Uso da água para abastecimento e esgotamento sanitário e a crise hídrica

Convidados: Sra. Sinara Inácio Meireles Chenna, da Copasa; Sr. Jerson Kelman, da Sabesp; Sr. Jorge Luiz Ferreira Briard, da Cedae; Sra. Denise Cadete Gazzinelli, da Cesan

Uso da água nas cidades e a crise hídrica

Convidados: representantes da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae); da Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe); da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU); e do Ministério das Cidades

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *