FB_IMG_1464735015124-1

31 de maio de 2016

Deputado indica professora e historiadora da Baixada Fluminense a receber prêmio Darcy Ribeiro

Em reconhecimento à atuação dedicada à pesquisa sobre a Baixada Fluminense, o deputado federal Celso Pansera indicou o nome da professora e historiadora Marlucia Santos de Souza para receber o prêmio Darcy Ribeiro. A indicação à Comissão de Educação da Câmara foi feita no último dia 30.

A professora possui graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional Duque de Caxias (Feuduc), graduação em Estudos Sociais pela Fundação Educacional Duque de Caxias e mestrado em História pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente, é coordenadora geral no Centro de Referência Patrimonial e Histórico de Duque de Caxias, que concentra os estudos relacionados à Baixada Fluminense.

– Eu fiquei bastante contente com a indicação recebida pelo deputado. É um reconhecimento não só ao meu trabalho mas de todos os professores que valorizam a história da Baixada Fluminense e lutam em defesa do patrimônio da região. É uma luta pelas referências material e imaterial, por isso estou muito honrada – disse a professora.

Para o deputado Celso Pansera, a indicação é uma homenagem à  identificação da educadora com a Baixada Fluminense.

– Marlucia Santos de Souza é uma autoridade quando o tema é a história da Baixada Fluminense, tendo em sua trajetória diversos livros e teses publicados sobre a região. A premiação com a medalha Darcy Ribeiro vem consolidar a carreira da professora, em reconhecimento ao trabalho de entrega à pesquisa – explicou o deputado em seu ofício.

A iniciativa foi aplaudida pelo secretário municipal de Cultura e Turismo de Duque de Caxias, André Oliveira.

– A professora Marlucia é uma referência para Duque de Caxias e para a Baixada Fluminense. Suas pesquisas contribuíram para revelar nossa história e, essencialmente, para a autoestima da nossa identidade – ressaltou o secretário.

No dia 22 de junho, todos ficarão sabendo quem são os três finalistas. A entrega do prêmio está prevista para 22 de novembro.

Prêmio

Ex-senador, o antropólogo Darcy Ribeiro (26/10/1922 a 17/02/1997) foi um dos fundadores da Universidade de Brasília. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, com cursos de Educação a Distância, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau.

O prêmio Darcy Ribeiro, concedido anualmente, foi instituído visando reconhecer pessoas e entidades cujas ações ganharam destaque especial na defesa e promoção da educação brasileira. A indicação dos concorrentes é feita por deputados e senadores.

Deixe um comentário para Deputado indica professora e historiadora da Baixada Fluminense a receber prêmio Darcy Ribeiro

  1. Muito bom o reconhecimento, para o Município, a Educação e a Cultura. Deputado Pansera, um grande incentivador!

    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *