Reunião Brasília

10 de junho de 2015

Deputado Pansera e Prefeitura de Duque de Caxias avançam nas negociações para construção de novas creches na cidade

A construção de novas creches e a ampliação das vagas para crianças são necessidades antigas de Duque de Caxias. Frente às demandas e a pré-existência de um convênio para ambas as ações, o deputado federal Celso Pansera e a equipe da Prefeitura conseguiram avançar nas negociações no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), durante um encontro na última terça-feira, dia 9.

Na presença do secretário municipal de Educação, Marcos Vilaça, e do subsecretário Moisés Silva, Pansera tratou junto à autarquia, que é vinculada ao Ministério da Educação (MEC), sobre o reordenamento do convênio existente. A proposta de reestruturação torna factível a implementação do convênio, conforme explica o deputado.

– Quando o prefeito Alexandre Cardoso assumiu o governo, esse convênio já existia, entretanto o valor do projeto era insuficiente para a construção de 15 creches. Fizemos uma ação junto ao FNDE para mudar o objeto do convênio, trocando a construção de 15 pequenas creches para sete grandes – explica o deputado Celso Pansera.

O parlamentar acrescenta, ainda, que na redação original do projeto estavam previstas a criação de 1.200 vagas por ano, mas, agora, será possível abrir mais de 1.300.

Para o secretário municipal de Educação, Marcos Vilaça, a conquista é um marco histórico para a cidade.

– O convênio marca a história de Caxias, e estamos reorganizando para que ele possa ser executado. No valor de R$ 15 milhões, vamos conseguir construir as creches e ampliar o número de vagas, solucionando parte da demanda da cidade. Nos próximos meses, definiremos onde as creches serão construídas – destaca o secretário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *