sss

3 de maio de 2016

Em Duque de Caxias, Pansera comemora o Dia da Baixada

Em comemoração pelo Dia da Baixada Fluminense, celebrado em 30 de abril, o deputado federal Celso Pansera prestigiou um concerto oferecido pela Orquestra de Metais e Percussão da Fanfaduque e a Banda Percussão Sinfônica do Colégio Seice. O evento promovido pela Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias ocorreu na noite de sábado dia 30, no Teatro Raul Cortez.

– Celebrar o Dia da Baixada é lembrar a nossa importância para o Estado do Rio de Janeiro. Nós, que estamos na vida pública, temos o dever de trabalhar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas que vivem na região. Muito me orgulho de ter escolhido morar e viver em Duque de Caxias, que está no coração da Baixada Fluminense – frisou Pansera.

O secretário municipal de Cultura e Turismo, André Oliveira, destacou o papel de destaque de Duque de Caxias:

– Para nós é muito importante comemorar a data para que as pessoas saibam que a Baixada Fluminense tem um papel fundamental no cenário nacional. Seja pela sua história, seja pela sua população e economia que nos últimos anos vem apresentando um crescimento – ressaltou André Oliveira.

Além do concerto, o teatro também recebeu o professor Gênesis Torres para uma aula de história sobre a Baixada Fluminense. Os principais tópicos abordados foram o início da ocupação na região e o processo de criação do Dia da Baixada.

Dia da Baixada Fluminense

O dia 30 de abril de 1854 marca a construção da primeira estrada de ferro do Brasil, ligando o Porto da Guida de Pacopaíba, na Praia de Mauá, a Fragoso. Por isso, esse dia foi escolhido como sendo o Dia da Baixada Fluminense. A ferrovia acabou decidindo os novos traçados de ocupação urbana da Baixada, que é composta por 13 municípios e possui cerca de 3,8 milhões de habitantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *