FLUPP Chapéu Mangueira (168)

11 de novembro de 2015

Encerramento da Flupp 2015 tem presença de ministro

Um dos maiores eventos literários do país, a Festa Literária das Periferias (Flupp), encerrou a agenda 2015 no último domingo, dia 8, com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera. Na quarta edição, a Flupp homenageou a médica Nise da Silveira, que adotou métodos revolucionários no tratamento psiquiátrico. Realizada nas comunidades da Babilônia e do Chapéu Mangueira, no Rio de Janeiro, a Flupp reuniu 50 escritores do Brasil e do mundo em seis dias de poesia, literatura, palestras e debates.

– Nise da Silveira foi uma pessoa revolucionária na luta antimanicomial e no uso da arte como terapia eficaz no tratamento psiquiátrico. Assim como nós, ela acreditou na capacidade da arte de transformar as vidas das pessoas e o mundo em que a gente vive – afirmou o idealizador da Flupp, Écio Salles.

Participaram das discussões da Flupp escritores brasileiros como Ana Maria Machado, Zuenir Ventura, Luiz Eduardo Soares e Amyr Klink, além do queniano Ngũgĩ wa Thiong’o e da israelense Ayelet Waldman.

Em maio de 2015, a Flupp levou escritores brasileiros para as escolas públicas de  Duque de Caxias, numa parceria do ministro Celso Pansera, então deputado federal, com a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O evento, chamado Flupp Pensa, tem o objetivo de formar autores e leitores nas cidades da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *