Foto

30 de maio de 2015

FLUPP Pensa chega ao Lote XV

A Festa Literária Internacional das Periferias (Flupp) Pensa dá continuidade à programação diversificada por escolas de Duque de Caxias. A novidade é que, pela primeira vez, o evento será apresentado ao Pré-Vestibular para Negros e Carentes Hydra do Iguassu, no Colégio Almeida Barros, no Lote XV. Marcado para 6 de junho (sábado), às 10h, terá um sarau e debate com Rosane Svartman e Heraldo HB.

O deputado federal Celso Pansera, que é professor no Pré-Vestibular, diz que envolver a turma no evento é importante à aula e à própria formação.

– Junto à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, conseguimos trazer a Flupp Pensa para Caxias. A leitura tem um poder transformador, principalmente na formação cidadã. Então, no Pré-Vestibular, vamos promover esse encontro também porque tem tudo a ver com o nosso trabalho e certamente vai contribuir para o futuro dessas pessoas – explica o deputado.

Para o subsecretário municipal de Cultura, André Oliveira, o apoio ao evento é fundamental ao avanço cultural da cidade.

– A Flupp é um dos eventos literários mais importantes do país, por fazer a integração entre novos talentos e autores consagrados. Trazer esse projeto para a Baixada Fluminense é o fermento para semearmos novos autores para Cultura da nossa região – destaca.

Écio Salles, que é um dos idealizadores do evento, complementa:

– Levar o evento ao Pré-Vestibular é cumprir a proposta de transformar as pessoas através do conhecimento. Isso permite que todos entrem na vida de maneira produtiva, empoderados de conhecimento. É importante dialogar com todos os grupos – ressalta Salles.

Este ano, a Flupp chega à 4ª edição, e a Flupp Pensa é a primeira parte desse grande evento. O formato desta vez fará uma bonita homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro, a partir da seleção de novos escritores ao longo de 35 encontros literários durante todo o ano. Em novembro, a Flupp trará uma programação pensada para todas as idades.

A Flupp Pensa em Duque de Caxias tem ações até 25 de junho. Abaixo, a programação:

2/6 – 15h – Colégio Estadual Professor José de Souza Herdy – Fred Coelho e Marcus Faustini

6/6 – 10h – Colégio Almeida Barros – Rosane Svartman e Heraldo HB

12/6 – 16h – FliDuque / Praça do Pacificador – Renato Nogueira e Charles Feitosa / Andreia Marques e Hellenice Ferreira

16/6 – 15h – Escola Municipal Nossa Senhora do Pilar – Raphael Montes e José Luiz Rocha

23/6 – 10h – Ciep Cora Coralina – Toni Marques e Paulo Scott

25/6 – 10h – Colégio Estadual Hélio Rangel – Carola Saavedra e Felipe Boa Ventura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *