IMG-20170703-WA0146

5 de julho de 2017

Hospitais federais são fiscalizados por deputados

Não é de agora que os hospitais federais do Rio de Janeiro apresentam questões crônicas de atendimento e gestão, mas, nos últimos tempos, a situação se agravou com a crise da rede estadual de Saúde. Por conta desse cenário, a Câmara dos Deputados criou uma Comissão Externa para acompanhar e preparar um diagnóstico sobre as unidades de emergência.

A comissão, composta pelos deputados Celso Pansera (PMDB), Jandira Feghali (PCdoB), Hugo Leal (PSB), Chico D’Ângelo (PT) e Rosangela Gomes (PRB), fez a sua primeira inspeção no sábado, dia 1°. A visita foi ao Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, na presença também de representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) e Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren).

“Viemos constatar a realidade do hospital, até mesmo para poder cobrar providências. De fato, o que vimos no Cardoso Fontes é que há demora na transferência de pacientes para outras unidades, alguns pacientes estão sem leitos e, ainda, a falta de materiais básicos como álcool, conforme nos relatou uma enfermeira”, disse o deputado Pansera.

No decorrer da visita, a diretora do hospital, Ana Paula Fernandes, e outros funcionários conversaram com a comissão, relatando diversos problemas. O Cremerj relata que apenas a emergência do Hospital Federal Cardoso Fontes está aberta, e atribui má gestão,  corte de verbas e escassez de profissionais como as principais causa dessa situação na capital fluminense.

O domingo, dia 2, foi reservado à visita ao Hospital Federal de Bonsucesso. O Hospital Federal do Andaraí foi inspecionado pela comissão na segunda, dia 3. Relatos de falta de insumos, como fios cirúrgicos, e equipamentos que não foram repostos, após um incêndio que ocorreu no centro cirúrgico, foram dados pelo corpo de funcionários da unidade. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *