mullheres

8 de março de 2016

MCTI lança programa Mulheres na Ciência

O programa Mulheres na Ciência foi lançado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, para promover a paridade e combate à desigualdade entre homens e mulheres no ambiente de pesquisa, além da ampliar a participação feminina na produção científica e tecnológica do Brasil.

– Para nós, esse programa tem uma importância muito grande, assim como os outros programas do governo, como as cota raciais ou o Bolsa Família. Reduzir as diferenças, para nós é fundamental – afirmou Pansera.

Durante a cerimônia de lançamento do programa, realizada na segunda-feira (7), na Finep, no Rio de Janeiro, o ministro chamou atenção para ausência de mulheres nas mesas de debates.

– Me chamou a atenção ao assumir o ministério que não encontro mulheres nas mesas de posses ou palestras. É importante discutirmos isso.

O Mulheres na Ciência conta com o apoio de um Comitê de Gênero, coordenado pela assessora do MCTI Ludmila Ribeiro. Ela lembrou que as mulheres são 51% dos egressos dos cursos de doutorado do país, de acordo com dados do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE)

– Então, por que nós somos só 32% das pesquisadoras e tecnologistas? Essa é uma questão a ser respondida. Eu acredito que agora, com o Comitê de Gênero, com a consolidação de ações dentro do próprio ministério que visem a dar visibilidade a essa questão, a gente vai poder trabalhar nisso – afirmou Ludmila.

Celso Pansera também prestou homenagem a mulheres que atuam nos institutos de pesquisa vinculados ao MCTI. São elas Ana Maria Xavier (Cnen); Ana Tereza Ribeiro De Vasconcelos (LNCC); Daniela Lazzaro (ON); Guida Wajnberguier (Finep); Ieda Maria Vieira Caminha (INT); Lena Vânia Ribeiro Pinheiro (Ibict); Magda Bittencourt Fontes (CBPF); Patrícia Figueiró Spinelli (Mast); e Zuleica Carmen Castilhos (Cetem).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *