Reunião com senador Lindberg Farias

26 de fevereiro de 2016

Ministro discute projetos de acessibilidade e fumicultura

Na quinta-feira, dia 23, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, participou de reuniões com o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), acompanhado da coordenadora executiva do Movimento Down, Maria Antônia Goulart,  do deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) e do prefeito de Rio Pardo (RS), Fernando Schwanke. Os encontros trataram sobre acessibilidade e fumicultura, respectivamente.

Na primeira reunião, foi apresentado ao ministro um projeto de livro digital acessível, que tem o objetivo de adaptar todo o material do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) distribuído em escolas públicas.

– A grande relevância é destravar um problema central das escolas públicas brasileiras, a dificuldade para o estudante com deficiência ter recursos adequados em sala de aula, a fim de se preparar para entrar em um curso técnico e no mercado de trabalho, para ter uma vida com autonomia e independência – esclareceu a coordenadora do Movimento Down.

Sob coordenação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), do Observatório Nacional de Educação Inclusiva e do Ministério da Educação (MEC), o projeto reúne um grupo de instituições de ensino superior.

–  Agora a gente entra numa nova etapa, junto com esse grupo de universidades, em busca de testar esse livro digital, com esses recursos de acessibilidade, nas cinco regiões brasileiras, para que ele possa ser incluído nos próximos editais de compra de publicações do PNLD – afirmou Maria Antônia.

Fumicultura

Já Moreira e Schwanke informaram Pansera sobre as obras do Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura (CVT do Vale do Rio Pardo). Instalado no parque da Expoagro Afubra, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) em Rio Pardo (RS), o projeto visa o fornecimento de tecnologia para capacitar agricultores da região para produzir alternativas ao tabaco a partir do fumo, como biocombustíveis e óleos essenciais.