ok_DSC_9728

5 de fevereiro de 2016

No Rio, ministro mobiliza institutos no combate ao Aedes Aegypti

Nesta quarta-feira, dia 4, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, se reuniu com representantes de 11 institutos de pesquisa para reforçar a importância do combate ao Aedes aegypti. No encontro, que aconteceu na sede da Finep, no Centro do Rio, Pansera orientou que sejam organizadas “brigadas” para eliminar e impedir a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus nos prédios públicos.

Para o ministro, a maior preocupação é nesta época do Carnaval, quando os prédios ficarão vazios. Por isso, pediu que as providências sejam tomadas o mais rápido possível para garantir que eventuais focos do mosquito sejam eliminados.

– Não podemos sair amanhã deixando os nossos locais de trabalho sem nenhum cuidado. Vem aí o Carnaval, pouca gente vai trabalhar e, além disso, existe o risco de chuva – alertou.

ok_DSC_9664

O ministro já havia determinado uma inspeção em outros 12 institutos ligados ao MCTI em reunião por videoconferência na última quarta-feira, dia 3. A ação está alinhada com a decisão da presidenta Dilma Rousseff de mobilizar os servidores públicos federais no combate ao mosquito. A ideia é que o Governo dê o exemplo.

– A previsão é que, com toda essa campanha, a partir de abril, comece a arrefecer a questão do mosquito, mas não podemos relaxar. A gente tem que, de fato, combater. Vamos matar o mosquito – reforçou Pansera.

O mutirão de limpeza nos órgãos públicos integra o eixo de mobilização do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes e à Microcefalia lançado pelo Governo Federal para prevenir e combater o mosquito Aedes Aegypti, melhorar a assistência às gestantes e crianças e realizar estudos e pesquisas na área.

Além disso, o Governo também lançou uma página oficial na internet em que reúne informações sobre a prevenção e o combate à dengue, chikungunya e zika. No portal, é possível encontrar informações sobre as três doenças, seus principais sintomas e tratamentos, e as medidas para diminuir a proliferação do mosquito transmissor.