IMG_1717

21 de junho de 2016

Pansera apoia criação de curso de Cinema e Audiovisual na Uerj de Duque de Caxias

A Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (Febf/Uerj), em Duque de Caxias, protagonizou o Seminário Interno dos laboratórios de Cinema da Uerj. Do encontro, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 20, e contou com a presença do deputado federal Celso Pansera, abriu-se uma porta para a criação do curso de Cinema e Audiovisual, contemplando a Graduação e a Pós-Graduação.

A ideia foi apresentada pela professora Liliane Leroux, fundadora do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas (NuVISU/Uerj), na presença também dos professores Jorge Cruz, Nívea Faso e Luciano Ximenez, da Uerj, e Leandro Mendonça, da UFF. A partir da percepção da vocação da Baixada Fluminense para o segmento e, ainda, da bem-sucedida inserção nas disciplinas já existentes no polo é que surgiu a proposta, conforme explicou a educadora Leroux.

– Esse encontro tem um significado muito maior, que é o de unificar uma parceria com vários trabalhos para uma proposta futura. Nós consideramos de suma importância a instalação do curso, pois foi apresentada uma grande demanda vocacionada ao setor. Identificamos e percebemos a força dessa vocação na Baixada Fluminense, que hoje é um verdadeiro polo de cinema e audiovisual – disse a professora Liliane Leroux.

A Baixada Fluminense tem tradição na produção alternativa de cinema, como as atividades promovidas pelos cine clubes. O Mate com Angu, em Duque de Caxias, e o Buraco do Getúlio, em Nova Iguaçu, são alguns deles. Para o deputado Pansera, o projeto vem em boa hora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *