20160506190313_IMG_7140

9 de maio de 2016

Pansera prestigia encerramento do centenário da ABC

O deputado federal Celso Pansera prestigiou, na sexta-feira, 6, o encerramento das comemorações do centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC), no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. Entre outras atividades, o evento teve uma apresentação sobre o pintor Cândido Portinari e uma homenagem aos ex-presidentes da entidade, o engenheiro Maurício Matos Peixoto, o químico José Israel Vargas, o médico e fisiologista Eduardo Moacyr Krieger e o matemático Jacob Palis.

– Há um século a ABC exerce com protagonismo e excelência o seu papel de democratizar a ciência no país. Vim celebrar esse momento especial e deixar o meu abraço ao cientista Jacob Palis, que deixou a presidência da ABC esta semana, e ao novo presidente Luiz Davidovich e demais membros que tomaram posse – disse Pansera, que foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Jacob Palis, que presidiu a ABC nos últimos nove anos, cede lugar ao físico Luiz Davidovich, eleito para o triênio 2016-2019. No fim de abril, Pansera se reuniu com ambos na sede da entidade. Na ocasião, o deputado reafirmou o compromisso de pôr o seu mandato à disposição do setor de CT&I brasileiro.

A ABC foi fundada no dia 3 de maio de 1916 sob o nome Sociedade Brasileira de Ciências, por um grupo de cientistas que se reuniu na Escola Politécnica do Rio de Janeiro. A entidade foi a terceira academia científica das Américas, depois da dos Estados Unidos e da Argentina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *