07.04 Ministro se reúne com CEO de empresa fornecedora de microscópios eletrônicos

8 de abril de 2016

Pansera recebe executivo de companhia fornecedora de microscópios

O ministro Celso Pansera recebeu, em audiência, o diretor-executivo da companhia franco-tcheca Tescan Orsay Holding, Jaroslav Klima, para discutir investimentos em infraestrutura de pesquisa no Brasil. No encontro, realizado na quinta-feira, 7, o titular da CT&I destacou a negociação de um empréstimo de US$ 1,4 bilhão com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a proposta de destinar à ciência e à pesquisa parte dos recursos oriundos da regulamentação do Fundo Social do Pré-Sal.

Pansera também falou a respeito da intenção do MCTI de elevar os investimentos em CT&I a 2% do Produto Interno Bruto (PIB) até 2020. Klima, que está no Brasil para conhecer institutos de pesquisa, se mostrou otimista com o que viu durante a visita. Ele ressaltou o preparo e entusiasmo da comunidade científica e a qualidade dos laboratórios brasileiros. E além de elogiar o plano de compras de aparelhos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI), o executivo demonstrou interesse no mercado nacional de microscópios eletrônicos “altamente personalizados” a cada necessidade.

Em 2015, a Tescan Orsay instalou sua unidade sul-americana em São Bernardo do Campo (SP), com o objetivo de fornecer instrumentação científica e estender suas atividades comerciais a todo o continente, com ênfase na Argentina, na Bolívia e no Brasil. A holding nasceu da fusão da empresa tcheca Tescan, fornecedora global de SEMs e produtora de feixes de íons para estações de trabalho, e a companhia francesa Orsay Phisics, considerada líder mundial em feixes de íons e elétrons personalizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *