IMG_9410

26 de outubro de 2015

Pelo Rio, agenda de ministro inclui visita ao Impa e encontro na ABC

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado na Zona Sul do Rio de Janeiro, recebeu pela primeira vez a visita do titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação. Recebido pelo diretor geral César Camacho, o ministro Celso Pansera passou a manhã da segunda-feira, dia 26, conhecendo toda a estrutura.

O Impa é uma instituição de pesquisa de renome internacional em Matemática e suas aplicações com um papel de vanguarda no Brasil e na América Latina, tanto pela excelência em pesquisa como no papel na formação de jovens cientistas e na difusão da Matemática. No encontro, o ministro Pansera e o diretor Camacho trataram também de dois grandes desafios que vêm pela frente: a Olimpíada Internacional de Matemática e o Congresso Internacional de Matemática, eventos que acontecerão no Brasil em 2017 e 2018, respectivamente.

– Com muita honra, recebemos, hoje, no Impa, o ministro Celso Pansera. Tivemos a oportunidade de lhe mostrar detalhadamente as atividades do Instituto, o nível de excelência alcançado e, ainda, o nosso projeto de expansão, em um terreno recentemente doado ao Impa pelo Grupo Globo e Família Marinho – ressaltou o diretor César Camacho.

IMG_9450

O ministro conheceu a biblioteca do Impa, também acompanhado do diretor geral eleito para os próximos quatro anos, Marcelo Viana, que assume o posto em janeiro de 2016. Na oportunidade, Viana adiantou que a nova sede do Instituto, também localizada no bairro do Jardim Botânico, será oito vezes maior que o tamanho da atual. O pré-projeto de construção já está aprovado e a previsão é de que em até um ano, as obras tenham início. O prédio oferecerá uma estrutura acadêmica mais confortável, incluindo espaços residenciais a fim de receber estudantes que visitem o Impa.

Outro importante compromisso no Rio foi na sede da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Centro do Rio. A convite do presidente Jacob Palis, o ministro almoçou com a diretoria da instituição e tratou sobre suas ações à frente do MCTI.

– É sempre um enorme prazer a Academia receber um ministro, tão parceiro da instituição como é o caso do Celso Pansera, o que torna esse encontro muito prazeroso e importante. Estamos com uma expectativa muito grande da gestão do ministro e já passamos uma lista de sugestões. Entre elas, destaco a questão do empréstimo internacional para sustentar programas dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia – sustentou o presidente Jacob Palis.

À ocasião, na presença também dos pesquisadores Luiz Davidovich e Wanderley de Souza, o ministro registrou o interesse em estender a agenda na ABC, reunindo outras instituições do segmento e ampliando as ações.

IMG_9502

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *