destaque

12 de dezembro de 2017

Resende discute ampliação do uso de Energia Nuclear

Um dos municípios de maior geração de empregos no estado do Rio de Janeiro, Resende, está atento às ações e estratégias direcionadas ao desenvolvimento sustentável. Na próxima segunda-feira, dia 18, a cidade será palco para o seminário Indústria Nuclear, que discutirá a utilização pacífica desta importante fonte de energia. O evento, que nasce do requerimento n° 267/2017 do deputado federal Celso Pansera, acontecerá no Espaço Z, a partir de 9h.

Além da discussão em torno da redução da dependência da indústria do petróleo, a ampliação da energia nuclear aborda ainda a importância dentro do campo da saúde, setor que utiliza intensamente esta matriz energética, tanto para tratamentos de diversas doenças, quanto para a realização de diagnósticos. O seminário se apresenta como grande oportunidade para que as comunidades de especialistas, agentes públicos, estudantes, iniciativa privada e membros da sociedade civil se mobilizem e construam uma agenda estratégica em relação à pesquisa e às aplicações da energia nuclear no estado do Rio de Janeiro.

O tema do evento é peculiar à cidade de Resende, que abriga a sede das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), responsável pelo enriquecimento de urânio no Brasil. A ação é fruto de uma parceria entre a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados, a Prefeitura de Resende, a Marinha do Brasil e a Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Atividades Nucleares (Abdan).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *